O que são Biojoias?

Colar em folha minurinha eternizado em ouro e uma gema de citrino cravejada

Biojoias. Unindo sustentabilidade aos conceitos fundamentais da moda e da joalheria, o AteliêEspeciarias – fundado em 2006 pelos sócios Lu Ferreira e Rodrigo Bolton – desenvolve peças com cuidados que resultam na preservação do meio ambiente.

Com um conceito singular de criação, derivado de processos científicos e técnicas tradicionais da joalheria, a marca cria as biojoias mesclando matéria orgânicos selecionados por meio de critérios avaliativos rigorosos a materiais preciosos como ouro e pedras preciosas.

Os produtos orgânicos utilizados passam por uma liofilização, um processo de desidratação onde a água é retirada por meio de sublimação, impedindo a proliferação de bactérias e a consequente decomposição dos materiais. O processo é certificado pelo conceituado Instituto Adolfo Lutz.

As folhas, sedas e outros elementos são banhados ou adornados com ouro e levam aplicação de pedras. As gemas utilizadas nas peças são reaproveitadas de rejeitos de mineração de materiais gemológicos, o que reforça o conceito de sustentabilidade da marca.

Com suas exclusivas peças, as biojoias do AteliêEspeciarias divulgam as diferentes culturas e costumes do Brasil, e mostra que é possível estar na moda e ao mesmo tempo preservar a natureza.

A Moda traduz costumes e estilos que sofrem influência do tempo, do comportamento e do meio ambiente. É a forma passageira e mutável que compõe a tendência, acompanha o vestuário e reflete a sócio-cultura – usos, costumes, hábitos. Contudo, a moda “vai e vem” do início do século XXI e impulsionada por divas da mídia online – internet, televisão, cinema e música – criou um paradigma: o consumo excessivo e inconsciente , a tendência se torna obsoleta da noite para o dia.

Na contramão, o consumo consciente, que se baseia em compras corretas, prega a compreensão do efeito da compra, ou seja, se no processo da fabricação não envolve exploração social, cultural e/ou ambiental, ou ainda se o descarte desse produto gerará algum impacto futuro. Ampara-se padrões e normas que induzem ao consumo positivo e o desenvolvimento sustentável. Por isso, toda decisão de compra é analisada em impactos ao meio ambiente e a saúde e vida do consumidor.

Se pudermos resumir em três palavras o conceito de biojoias, além do descrito aqui, estas seriam “Moda versus Sustentabilidade”. É possível estar na moda e, ao mesmo tempo, ser consciente usando biojoias! Basta conhecer a origem das peças e como será seu descarte. Veja o exemplo prático em uma das boutiques do AteliêEspeciarias.

Veja também: