Como surgiu o Outubro Rosa e por que é tão importante

A mobilização por causas sociais, ambientais ou de saúde é algo intrínseco da nossa sociedade moderna. O câncer, talvez o mal que mais cresceu na população humana assola milhares de vidas todos os anos pelo mundo. Deste, alguns já são passíveis de cura desde que detectados precocemente. O câncer de mama é um desses casos.

Nascido no século 20 nos Estados Unidos, o movimento foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e um laço cor-de-rosa era entregue na primeira Corrida pela Cura, em Nova York, em 1990 que seria inicialmente par arrecadar fundos e conscientizar a população. Outubro se tornaria o seu mês devido ao Congresso Americano torná-lo o mês nacional para a prevenção.Brinco de folha eternizada em ouro e cristal Swarovski rosaflores-cor-de-rosa

Em 1997 outras cidades dos Estados unidos aderiram à esta campanha e, então, ela se disseminou pelo mundo todo como Outubro Rosa. Já no Brasil, este movimento ocorreu apenas em 2002, com a iluminação em rosa do Obelisco do Ibirapuera – Mausoléu do Soldado Constitucionalista – na cidade de São Paulo. e lá para cá, muitos outros monumentos e locais turísticos começaram a ser iluminados de cor-de-rosa, como as Cataratas do Iguaçu, o Monumento às Bandeiras, o Cristo Redentor e até mesmo o Congresso Nacional, para citar apenas alguns.

Deste movimento – Outubro Rosa – o que é importante além da prevenção? Ações saudáveis e corretas como: alimentação saudável e nutritiva, diminuição de bebidas alcoólicas, a pratica de atividades físicas periodicamente e o controle do peso corporal. Nada tão complicado e está ao alcance de todos.

Nós, do AteliêEspeciarias, acreditamos que além de todos estes fatores, o pensamento e a autoestima positivos também tornam-se fatores importantes ao combate de moléstias e doenças. Venha ver uma de nossas peças em Quartzos Rosas ou em sedas de mesma cor! Venha vestir-se com o “Outubro Rosa” que vem diretamente da natureza!

Veja também: