Cerrado: a savana brasileira e única no planeta

Sim, temos um bioma único no planeta e que está presente no centro do país: o Cerrado. Assim como o bioma da Caatinga, o Cerrado localiza-se apenas em nosso país. Com seus arbustos de galhos retorcidos – uma característica bem predominante – este ecossistema delimita-se com outros como a Amazônia, a Mata Atlântica, a Caatinga e o Pantanal.

O colar feito com uma folha do Cerrado, a Minurinha
O colar feito com uma folha do Cerrado, a Minurinha

Sendo a segunda maior área produtiva para o Agronegócio, o Cerrado foi por muitos séculos considerado como improdutivo. No entanto, o avanço da tecnologia e da demanda por terras para cultivo e para pato, este vasto bioma sofre com as queimadas criminosas e já sofreu muito com o garimpo.

As queimadas ocorrem espontaneamente, em períodos bem definidos (no inverno seco) e as plantas são adaptadas a estes eventos naturais. Mas os ocasionados pelo ser humano quebram o seu ciclo e o transforma num hotspot mais ameaçado no Brasil. Com apenas 20% de sua mata nativa, o Cerrado que já esteve presente em 1/4 do território nacional, tem muitas espécies ameaçadas de extinção como o tamanduá-bandeira, a anta, o lobo-guará e a onça pintada!

Mesmo com toda a investida humana nesta biosfera, ainda vislumbram-se árvores de cores ímpares como o Ipê Amarelo que também é considerada uma planta típica e que contrasta com a vegetação seca na época da estiagem , quando ela floresce.

A savana brasileira mais biodiversa do planeta precisa ter mais áreas de proteção ambiental e precisa de políticas ambientais para que ele não seja totalmente devastado e para que não fiquem tantas comunidades isoladas e com recursos naturais limitados, que ocasionam muitas vezes o Êxodo rural.

O AteliêEspeciarias adquire muitas de suas matérias-primas do Cerrado. O próprio capim dourado e a folha da minurinha (que são eternizadas em ouro pela marca) são umas dessas espécies presentes neste bioma. Ao adquirir um produto feito em capim dourado, por exemplo, lembre-se que veio do Cerrado e pense como você pode ser um agente de mudanças!

Termos:

Veja também: